segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Formações no LIFE

Neste semestre, duas bolsistas representando o Subprojeto Letras Português, participaram de diversas formações no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da FURB, com o intuito de desenvolver ferramentas que possam ser utilizadas pelos bolsistas do PIBID e demais professores em formação, com alunos da escola básica, bem como fazer com que os bolsistas que participaram se tornem “multiplicadores” de todo o conhecimento que foi gerado em conjunto.

A primeira formação teve como objetivo apresentar as propostas e objetivos do LIFE para todos os que participaram e, também, de mostrar todas as ferramentas que o laboratório dispõem para utilização. Dentre essas ferramentas temos: notebooks com tela touch screen, tablets, um projetor multimídia 3D, uma lousa digital interativa, uma mesa multi toques, uma câmera semiprofissional e um filmadora em HD. Todos essas materiais ficaram a disposição para todos os participantes, o tempo todo!

As formações seguintes serviram de espaço para diálogos e trocas. Os participantes separaram-se em 2 grupos e cada grupo teve a tarefa de desenvolver um produto que pudesse ser utilizado pelos alunos da Educação Básica. Um grupo ficou responsável pelo desenvolvimento de um jogo. Eles utilizaram um aplicativo chamado Aurasma. Esse aplicativo possibilita acessar vídeos e outras informações pré programadas por meio de outras imagens que também já são pré programadas. Por exemplo você pega um dispositivo com o aplicativo instalado, coloca o sensor (câmera) em frente a um outro objeto, espera que o sensor reconheça e ele abrirá um conteúdo (foto, imagem, vídeo, animação) que já esteja programado.  O jogo desenvolvido tinha como objetivo fazer com que os alunos pesquisassem informações que faltavam em uma cruzadinha, pelos dispositivos do Aurasma.

O outro grupo, ficou responsável por desenvolver um roteiro que auxiliasse os alunos na pesquisa de conteúdos para os trabalhos, como um roteiro de pesquisa. Para que não ficassem tão simples e visando a utilização das ferramentas das TICs, foi desenvolvido uma história em quadrinhos em formato de e-book, contando a história de duas meninas fazendo pesquisa na internet. O link dessa produção segue mais abaixo.
Por fim, na última formação, ocorreu a socialização das produções.

Link da revista em quadrinhos:



0 comentários:

Postar um comentário