quarta-feira, 31 de julho de 2013

Formação do PIBID na Theodoro Becker


Projeto Pibid Thebe – Compartilhando experiências

No dia 22 de julho aconteceu na Escola Padre Theodoro Becker um encontro entre profissionais da escola, as bolsistas do Pibid e a coordenadora do subprojeto de Letras da Furb, a professora Otilia. Esse momento foi oportunizado para que as bolsistas tivessem a oportunidade de compartilhar as experiências vividas até o momento na escola.
 
           O professor Alicio abriu as atividades da manhã falando um pouco sobre o que é o Pibid e como é importante fazer parte desse projeto, o quanto ele traz benefícios e a possibilidade de novos olhares sobre o processo de ensino-aprendizagem. Após a abertura do encontro a bolsista Tamires, que trabalha com o 6º ano, explicou aos participantes como ocorreu o processo de coleta de dados para o diagnóstico da situação dos alunos com relação a esquemas narrativos e outros elementos composicionais da língua portuguesa escrita.
A apresentação dos trabalhos com o 7º ano 1 ficaram por conta das bolsistas Cinara e Heloísa. Foi explicado um pouco sobre como se dá o ensino da língua portuguesa nos dias atuais e também sobre a importância do português para as outras disciplinas, como o aluno se sai melhor em outras áreas quando tem um bom domínio da língua. Apresentaram ainda os resultados extraídos da coleta de dados e as atividades que foram desenvolvidas com os alunos no primeiro semestre de 2013, que foram apoiadas no gênero narrativas de aventura.
As bolsistas Cristiane e Martha trabalham com a 8ª série 01. Foram apresentadas todas as atividades realizadas com a turma desde o início, 2011. As atividades desenvolvidas no primeiro semestre deste ano focaram algumas das dificuldades apresentadas nas produções produzidas a partir do comando de imagens aplicado em 2012. Foi possível relatar o progresso que os alunos apresentaram desde o início dos trabalhos até hoje. Outro ponto importante é a proximidade que o programa proporciona na relação discente e escola. 
Para encerrar as apresentações no período matutino, a professora Otilia apresentou um importante trabalho de pesquisa feito com as narrativas coletadas pelo Pibid em três escolas participantes do projeto. Os resultados dessa pesquisa foram inicialmente apresentados na Rússia. Por último, houve um momento de debate sobre todas as informações expostas, foi um momento muito proveitoso e todos os profissionais da escola se mostraram muito interessados nos diagnósticos levantados pelo Pibid e até questionaram sobre a possibilidade de novos projetos em outras áreas de conhecimento.
No período vespertino, a bolsista Jéssica expôs aos professores o trabalho que vem sendo realizado com os alunos do 5º ano.  A apresentação foi iniciada mostrando aos docentes desde o início do projeto com a aplicação do comando, até as atividades realizadas até então, mostrando também, as próximas realizações pretendidas. Foi um momento de divisão de experiências e reflexão das práticas adotadas.
 

0 comentários:

Postar um comentário