O
mês de maio para as bolsistas do Anita Garibaldi
No
início do mês de maio as bolsistas Aline Guse, Ana Carolina Nazaro, Andressa
Gesser, Larissa Theiss, Talita Funke, Andréia da Silva e Vivien Reinhold trbalharam
para analisar os dados coletados do questionário aplicado no mês anterior das
turmas nas quais iriam trabalhar. Em meio a leitura da coleta uma das bolsistas
percebeu que “[...] os alunos não têm o
hábito de contar histórias, pois somente dos 16 analisados, 4 leem histórias
para alguém [...]”. Isso é um ponto importante, visto que o projeto da
escola visa os multiletramentos.
Na outra semana, todas foram à escola, cada grupo no seu
período, para aplicar a proposta de produção textual. Uma das bolsistas relata
bem como foi o processo: “[...]
primeiramente nós apresentamos duas versões diferentes da música “A carta” de
Erasmo Carlos. Uma cantada pelo Renato Russo com participação do Erasmo e outra
com a dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano. Após ouvirem as músicas,
solicitamos que os alunos escrevessem uma carta apaixonada para uma pessoa
amada, eles poderiam escrever para quem quisessem”. Ou então poderiam
inventar um remetente. Essa produção dos alunos serviria para que nós
tivéssemos um diagnóstico deles, já que o nosso projeto será sobre Comunicações
Interpessoais, escolhemos então o gênero carta para recolher os dados; ou seja,
verificar o conhecimento prévio deles acerca do gênero.
Depois de termos digitado todas as cartas, veio a análise
de cada produção textual. Sobre a atividade de análise a bolsista relata: “[...] achei as cartas criativas, percebi
que muitos escreveram a expressão “te amarei de janeiro a janeiro” que faz
parte de uma música muito conhecida entre os adolescentes.” Para analisarmos
a turma no geral montamos uma tabela com todas as características que uma carta
deve conter. Como uma base, seguimos o modelo de esquema feito por
Scliar-Cabral (1991), já elaborado no ano anterior pelas Bolsistas de
Iniciação.
Essa
nova tabela foi elaborada em uma reunião na qual todas as bolsistas estavam
presentes. É possível ver a importância desses encontros em um dos relatos da
acadêmica do grupo: “Essas reuniões são
muito produtivas, pois podemos ver o andamento de outras turmas e também o
ponto de vista e as ideias das demais bolsistas em relação ao projeto.”
No fim do mês, as bolsistas Aline, Ana, Andressa
e Talita foram para a IV Jornada de Linguagem, em Florianópolis, apresentar os
trabalhos realizados no ano anterior e também participar do evento.
0 comentários:
Postar um comentário