quarta-feira, 11 de junho de 2014


O mês de maio para as bolsistas do Anita Garibaldi

 

                No início do mês de maio as bolsistas Aline Guse, Ana Carolina Nazaro, Andressa Gesser, Larissa Theiss, Talita Funke, Andréia da Silva e Vivien Reinhold trbalharam para analisar os dados coletados do questionário aplicado no mês anterior das turmas nas quais iriam trabalhar. Em meio a leitura da coleta uma das bolsistas percebeu que “[...] os alunos não têm o hábito de contar histórias, pois somente dos 16 analisados, 4 leem histórias para alguém [...]”. Isso é um ponto importante, visto que o projeto da escola visa os multiletramentos.

            Na outra semana, todas foram à escola, cada grupo no seu período, para aplicar a proposta de produção textual. Uma das bolsistas relata bem como foi o processo: “[...] primeiramente nós apresentamos duas versões diferentes da música “A carta” de Erasmo Carlos. Uma cantada pelo Renato Russo com participação do Erasmo e outra com a dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano. Após ouvirem as músicas, solicitamos que os alunos escrevessem uma carta apaixonada para uma pessoa amada, eles poderiam escrever para quem quisessem”. Ou então poderiam inventar um remetente. Essa produção dos alunos serviria para que nós tivéssemos um diagnóstico deles, já que o nosso projeto será sobre Comunicações Interpessoais, escolhemos então o gênero carta para recolher os dados; ou seja, verificar o conhecimento prévio deles acerca do gênero.

 
 
 
            Depois de termos digitado todas as cartas, veio a análise de cada produção textual. Sobre a atividade de análise a bolsista relata: “[...] achei as cartas criativas, percebi que muitos escreveram a expressão “te amarei de janeiro a janeiro” que faz parte de uma música muito conhecida entre os adolescentes.” Para analisarmos a turma no geral montamos uma tabela com todas as características que uma carta deve conter. Como uma base, seguimos o modelo de esquema feito por Scliar-Cabral (1991), já elaborado no ano anterior pelas Bolsistas de Iniciação.
 
Essa nova tabela foi elaborada em uma reunião na qual todas as bolsistas estavam presentes. É possível ver a importância desses encontros em um dos relatos da acadêmica do grupo: “Essas reuniões são muito produtivas, pois podemos ver o andamento de outras turmas e também o ponto de vista e as ideias das demais bolsistas em relação ao projeto.”
 
No fim do mês, as bolsistas Aline, Ana, Andressa e Talita foram para a IV Jornada de Linguagem, em Florianópolis, apresentar os trabalhos realizados no ano anterior e também participar do evento.


0 comentários:

Postar um comentário