sábado, 30 de agosto de 2014

HUMOR: NOVO PROJETO DA ESCOLA CARLOS MAFFEZZOLLI



Neste semestre o humor está em alta por aqui. Mas primeiro é preciso saber o que significa essa palavra. Para isso, vamos ao dicionário:
 1.     Fisiol.  Substância orgânica líquida ou semilíquida.
 2.     Anat.  Designação comum a certas matérias líquidas existentes no organismo.
 3.     Hist. Nat. Cada um de quatro tipos de matéria líquida ou semilíquida que existiriam no organismo humano e que, no indivíduo sadio, se encontrariam em equilíbrio e lhe caracterizariam o temperamento; a ruptura de tal equilíbrio determinaria o aparecimento de doença. Eram eles: o sangue, a fleuma, a bílis amarela e a bílis negra. [ V. humoralismo. ] 
 4.     Disposição de espírito: Dependendo de seu humor, irá ou não conosco ao passeio;  Está de mau humor. 
 5.     Veia cômica; graça, espírito: Todos riem de suas histórias: conta-as sempre com muito humor. 
 6.     Capacidade de perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou divertido.

Partindo do que está definido em 5 e 6, iremos explorar gêneros discursivos como: piada, crônica, causo, anedota, conto, stand up comedy, charge, música (paródia), anúncio publicitário, tirinha, cartum junto aos alunos do ensino médio.

Humor não é um estado de espírito, mas uma visão de mundo. (Ludwig Wittgenstein)
Para ensinar, é preciso primeiro aprender. Por isso, supervisora Roseane e as bolsistas que atuam na Carlos Maffezzolli se reuniram para uma formação sobre os aspectos linguísticos que criam humor. A coordenadora Otilia apresentou vários gêneros discursivos nos quais foram analisados ambiguidade, ironia, pontuação e variação sociolinguística.

Agora é partir para a ação e ensinar com humor e esperar pelo produto final do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário