segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

E.B.M LEOBERTO LEAL

O mês de Outubro foi um período de muitos aprendizados, reflexões e dinâmicas em sala de aula. Interagir com os estudantes, proporcionar novas didáticas de ensino, novos modos de ensinar, é fazer com que eles gostem e se motivem ainda mais a aprender e se interessar pelos nossos ensinamentos.
Desde o início do projeto, o nosso propósito foi trabalhar com o gênero de "Memórias Literárias" fazendo com que os alunos coletassem dados de um informante e transformassem essa entrevista em uma produção textual, porém, para fazer com que os alunos entendessem ainda mais todo esse processo de produção e reflexão de um texto, trouxemos vários materiais, assuntos e dicas que os ajudassem a colocar no papel estas memórias, mas fazendo com que essa produção tenha ainda mais coesão, seja clara, objetiva, repleta de detalhes e características. Algo que explicamos e demos ênfase nesse semestre foi a explicação dos verbos, especialmente na aplicação do pretérito perfeito, imperfeito e do mais-que-perfeito, mostrando entendimento e aplicação desses tempos verbais nos textos que seriam escritos. Outro assunto relevante que os foram apresentados foram os conectores e anafóricos. É importante conhecer novos meios de fazer frases ainda mais completas, com sentido e objetividade, utilizando de conectores que façam com que a redação seja ainda mais ampla e diversificada. Há diversos conectores e anafóricos que podemos utilizar, e através disso, explicamos e mostramos vários desses aspectos a eles.
Além disso, explicamos como fazer um bom texto contendo as partes principais que o compõem: introdução, desenvolvimento e conclusão, pois é visível, em algumas produções textuais, por exemplo, não apresentar uma introdução ou iniciar um novo parágrafo sem nenhum sentido com o anterior. Então, fazer com que eles entendam esse processo de produção e construção do texto é parte fundamental em nosso ensino.
Algo que gostaríamos de deixar registrado foi uma brincadeira que realizamos com os alunos da escola Leoberto Leal envolvendo o assunto de "verbos". Entregamos a eles duas partes de dois textos literários, o qual eles teriam que completar os espaços que deixamos em branco com verbos no tempo correto. Os grupos que vencessem, ganhariam um "prêmio" no final. A proposta foi muito divertida, todos se empenharam em fazer e muitos mostraram que entenderam o assunto.
Finalizando, gostaríamos de dizer que com essas dinâmicas que realizamos, por exemplo, além de sair da rotina, de muitas vezes ter o hábito de fazer atividades apenas seguindo livros didáticos, também obtivemos bons resultados, pois além de conhecimento, proporciona diversão para os alunos.




0 comentários:

Postar um comentário