segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Segunda visita a 8ª série, bolsistas Cinara e Karina


No dia 10 de setembro as bolsistas Cinara e Karina fizeram sua segunda visita à escola para dar continuidade às atividades com a 8ª série.
Nesse encontro foram iniciados os trabalhos com o gênero narrativo Histórias Policiais e as bolsistas fizeram uma verificação com os alunos sobre o que eles sabiam sobre esse gênero, podiam ser obras literárias, histórias em quadrinhos, séries de televisão, etc.
Após essa abordagem, cada aluno recebeu um roteiro, contendo os vinte passos para a produção de uma boa história policial, e, após uma leitura e explicação dos passos, eles foram convidados a produzir individualmente a própria história. Foi dado um período em sala para que eles compusessem a história e, quem não havia terminado, levou para terminar em casa.


Durante esse momento de produção, várias histórias policiais clássicas foram levadas para que os alunos pudessem ter um pouco de contato visual com as obras, analisar as capas, conhecer os autores, tudo para que eles sejam estimulados a cultivar a prática da leitura.


Depois da atividade de produção textual, os alunos assistiram ao curta metragem “Investigação Particular”, que contava com vários elementos de histórias policiais e como o final do filme era confuso, a turma foi instigada a imaginar o que havia acontecido.


Como a aula já estava chegando ao fim, foi iniciada com os alunos, uma análise de conhecimentos sobre os tempos e modos verbais e as atividades foram recolhidas para que as bolsistas pudessem corrigir em casa.
Outra atividade sobre a classe gramatical verbo, foi levada para a sala, mas não houve tempo hábil para a realização. As bolsistas Cinara e Karina farão correções e análises tanto da história policial de cada aluno, quanto da atividade sobre verbos, e a partir dos resultados obtidos, haverá a continuação e direcionamento do trabalho com a 8ª série.
Como acontece em todos os encontros, a turma recebeu todo o material por escrito, e eles ficaram muito interessados no gênero, pois é uma temática que normalmente desperta muito interesse nos adolescentes.
Depois da aula as bolsistas fizeram pela primeira vez o mural do PIBID na escola para divulgar as atividades e o trabalho com a oitava série.

0 comentários:

Postar um comentário