segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Relatório/Agosto - Theodoro Becker

Atividades realizadas em Agosto/2012
pelo grupo da Escola Pe.Theodoro Becker.


No mês de agosto iniciamos as visitas do segundo semestre à escola Pe. Theodoro Bekcer. O grupo está com seis integrantes e o dividimos em duplas de trabalho, agora, além do 6º ano e 7ª série, temos a oportunidade de realizar atividades com a 8ª série.

Grupo de estudos no Núcleo de Estudos Linguísticos: algumas integrantes do grupo têm a oportunidade de participar semanalmente do grupo de estudos, que tem por objetivo estudar artigos, obras e produções dos bolsistas, com o intuito de trazer novos conhecimentos aos participantes.

Palestra com professora de Portugal: a professora Natascha da Universidade do Minho de Portugal foi uma palestrante convidada no mês de agosto e pontuou importantes questões sobre o “ensino centrado no aluno”. Algumas integrantes do grupo puderam acompanhar esse importante evento.

Ida à escola: Todas as duplas já realizaram a primeira visita do semestre e o resultado foi gratificante.
Com o 6º ano as bolsistas Heloisa e Mariana trabalharam o gênero Poesia e também pontuação através de um jogo que elas produziram. A poesia para a dinâmica foi escrita pela Mariana e os alunos se saíram muito bem, mostrando que sabiam utilizar adequadamente a pontuação.
Na 7ª série as bolsistas Cristiane e Martha iniciaram o trabalho com “Memórias” e “Autobiografia”, e puderam revisar tempos verbais (pretérito) e explicar noções sobre adjetivos e advérbios. Os alunos foram estimulados a lembrar de histórias que aconteceram na infância e ficaram empolgados com a oportunidade.
Na 8ª série a motivação não foi diferente, mesmo sendo a primeira visita eles foram muito participativos. As bolsistas Cinara e Karina revisaram as características da crônica que eles já estavam estudando com o professor e iniciaram uma revisão sobre classes gramaticais (artigo, substantivo, adjetivo e numeral). Para revisar as classes as bolsistas criaram o “Jogo das classes gramaticais”. Na dinâmica os alunos tinham que descobrir o que havia dentro de uma caixa utilizando os sentidos (tato, olfato e paladar) e depois responder questões sobre classes gramaticais. Foi muito divertido!

Correção e submissão de artigos: as integrantes estiveram envolvidas na correção dos artigos para o I Colóquio que se realizará na FURB e na preparação do banner para a participação na MIPE – Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão que também acontecerá na FURB.

Para todas as ações realizadas, o grupo está em constante conversação, troca de e-mails e pesquisas sobre conteúdos pertinentes ao projeto, para que essa experiência pode ser ainda mais rica em aprendizado.

0 comentários:

Postar um comentário