sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Formação "A Representação Mental de Textos e Discursos"


No dia 15/09/2012, a professora Otília realizou a primeira formação com os novos pibidianos do subprojeto Letras-Português, coordenado pela professora Maristela P. Fritzen. Entre os calouros, participaram os acadêmicos Andressa, Caroline, Eriberto, Pâmela, Rayana e Samantha; as professoras Susana, que é a supervisora desse projeto na escola Machado de Assis, e Bethânia (NEL); a formação também contou com a participação de alguns acadêmicos veteranos e convidados.
A professora expôs o objetivo do subprojeto que seria trabalhar e desenvolver junto aos alunos, no caso, da escola Machado de Assis, as narrativas, oportunizando a eles o reconhecimento, a construção, a reconstrução e a apropriação dos gêneros que serão estudados. Falou da importância dos “esquemas” ou “gramáticas das estórias” que algumas crianças já têm internalizados, devido aos eventos de letramento familiar aos quais foram expostas. Por outro lado, falou da responsabilidade que recaiu sobre a escola que agora “tem que dar conta” daquelas crianças que não foram expostas a essas práticas na infância.
Nessa formação, a professora abordou, principalmente, o texto “A Representação Mental de Textos e Discursos” que traz o estudo do modelo de Stein e Glenn (1979), reformulado por Scliar-Cabral e Grimm-Cabral.
Esse encontro, além de produtivo e esclarecedor, foi importante, pois veio ao encontro dos objetivos do subprojeto, e dentre as ações previstas temos “Formação teórica do professor em formação no que concerne ao sistema de escrita e organização textual”.


O grupo que participou da formação.

As professoras, Otília e Bethânia, e os novos pibidianos.

Por Eriberto Manoel Moreira.

0 comentários:

Postar um comentário