quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Relatório/Agosto - Oscar Maluche


Escola Oscar Maluche
Bolsistas: Ana Carolina Goetzinger, Jéssica Reinert dos Santos, Lutiane Schramm Cugik e Odete Ignaczuk

RELATÓRIO MENSAL – AGOSTO/2012



“Não se pode falar de educação sem amor.”
Paulo Freire

         No mês de agosto todas as integrantes do grupo participaram das visitas à escola, com resultados satisfatórios do que foi proposto.
         Na escola:
         Na primeira visita do mês na sétima série matutino foi apresentado o projeto sobre memórias, e entregue um roteiro de perguntas para a entrevista para eles fazerem com uma pessoa mais velha. Na segunda visita foi aplicada a apostila sobre pontuação feita pela bolsista Jéssica, contendo além de conteúdos e exemplos explicativos, continha exercícios para os alunos resolverem. Os alunos participaram e gostaram da apostila, o que foi muito gratificante.
         Na sétima série vespertina, a primeira visita também foi para trabalhar a apostila de pontuação. Os alunos foram bastante receptivos, colaborando com os exercícios e aparentemente compreendendo bem o conteúdo. Na segunda visita foi verificado que os alunos não estão colaborando com as entrevistas que foram pedidas, trazendo as mesmas incompletas ou somente com algumas palavras, o que não seria suficiente para começarmos o projeto do livro. Neste dia, também foi trabalhado a apostila sobre conectores feita pela bolsista Ana. Os alunos reagiram bem e fizeram todas as atividades propostas, mas demonstraram dificuldades nesse assunto que, realmente, exige um pouco mais de estudo.
         No sétimo ano vespertino, também foi trabalhado a apostila sobre pontuação. De início foi explicado sobre o projeto, como havia falado que eles produziriam um conto de fadas, então retifiquei explicando que, através das narrativas feitas por eles, pude observar que eles tiveram ótimas idéias e que eles teriam capacidade de escrever um conto de terror.
         Reuniões:
         Neste mês tivemos uma reunião com a supervisora Maria Luisa para debater sobre nossas próximas ações e ideias para os próximos meses. Nesta reunião, foram decididos alguns temas ainda pendentes e os horários que seria mais conveniente para as duplas visitarem a escola. No caso da nossa dupla, não houve mudanças, continuando a visita a cada 15 dias nas segundas feiras à tarde.  
         Foi feita também uma reunião de grupo com a Professora Otília que para esclarecimentos sobre o resumo estendido que faremos e também sobre o projeto do livro, a ser realizado juntamente com os alunos da escola Oscar Maluche, assim como o andamento das aulas, visitas e planejamento das próximas ações, como fazer os orçamentos para a confecção do livro e mudanças que teremos que fazer para o bom funcionamento do projeto.   
         Outras atividades:
         As bolsistas também trabalharam nas apostilas e jogos para as próximas aplicações, no resumo estendido para o colóquio e nas análises das narrativas produzidas pelos alunos.

0 comentários:

Postar um comentário