segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O V Encontro do PIBID para a Escola Anita Garibaldi

Ana Carolina S. Nazaro
Andressa R. Gesser
Larissa P. Theiss

Vivien Reinhold

            As bolsistas Larissa P. Theiss e Andressa R. Gesser ficaram responsáveis, juntamente com a professora Dra. Maristela P. Fritzen e a bolsista Jéssica Reinert, por  uma roda de conversa que aconteceu na tarde do dia 7 de novembro, na Furb, em Blumenau-SC.

A roda de conversa iniciou com a profa. Maristela fazendo explicações sobre o que são os projetos de letramento, após esse momento foi apresentado o projeto da E.B.M Anita Garibaldi, objetivos do projeto, metodologia, proposta de produção inicial e todos os gêneros.”

Após a professora Maristela elencar tudo que é necessário ter em um projeto propôs que os pibidianos ali presentes escrevessem em grupo um projeto de letramento interdisciplinar.

Os participantes tiveram que elaborar um projeto de letramento. Um grupo decidiu trabalhar com rótulos e outro ter como tema o trânsito. Achei ambas as ideias muito interessantes e que poderiam trazer muitos benefícios para a aprendizagem dos alunos.”

            Como as outras bolsistas não poderiam participar da roda de conversa da sua área, elas escolheram outros temas.

Alguns falaram sobre a importância do inglês no dia-a-dia, tanto para a vida profissional quanto para a pessoal visto que uma língua muito presente. Um fato que chamou bastante atenção foi que as pessoas (exceto as dos cursos de Letras) não afirmavam serem bilíngues e diziam não saber falar o outro idioma, mas ao longo da discussão,  várias vezes ressaltaram que liam livros e artigos para a faculdade, assistiam filmes, entre outras ações praticadas no outro idioma que demonstram o conhecimento de uma língua estrangeira.”



Mostra de Materiais

            No mesmo dia, 7 de novembro, ocorreu a mostra de materiais no período da noite no ginásio da Furb.

Chegando lá, a [...], que organizou os materiais e a feira, deu as orientações aos bolsistas de letras que se ajudaram entre si, com muito trabalho em equipe.  Com isso o resultado foi maravilhoso, foi feita a exposição da Escola Anita Garibaldi e da Carlos Mafezzoli.”

Cheguei na Furb às 19h em ponto e fui direto para o ginásio. Encantei-me com o que vi. As outras bolsistas da escola Anita Garbaldi fizeram um trabalho maravilhoso! O modo como organizaram os materiais, os artifícios antigos que trouxeram para ilustrar... Eu realmente fiquei encantada. As parabenizei imensamente, pois como estava em viagem não pude ajudar em nada.”



Oficinas

            No dia seguinte, sábado de manhã, o PIBID ofereceu várias oficinas para os bolsistas, supervisores e coordenadores. Os  temas eram variadas, e as bolsistas IDs do subprojeto souberam aproveitar bem esse momento.

A primeira coordenadora da Oficina iniciou um relaxamento e inalação do óleo essencial de Lavanda. Eu não dormi por pouco. [...] Esse tempo foi ótimo para mim, pois, depois de uma viagem super cansativa como fiz na última quinta e sexta-feira, um relaxamento era mais que merecido. Rsrs.

Discutimos questões a respeito do uso de cores e ângulos de filmagem e o que cada um representa. Achei muito legal por se tratar de uma forma de linguagem não verbal que a maioria das pessoas não pensa a respeito, mas que está sempre presente.”

[...]fomos à oficina de auto-maquiagem. Foi muito legal, pois pudemos relaxar e ficar bonitas. Aprendemos dicas para cuidar da pele e também dicas muito úteis de maquiagem. Foi muito legal!.

0 comentários:

Postar um comentário