segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Feira de Comunicação Interpessoal na escola Anita Garibaldi

Ana Carolina S. Nazaro
Andressa R. Gesser
Larissa P. Theiss

Vivien Reinhold
O mês de novembro para as seis bolsistas da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi, Blumenau-SC, foi em função da feira de Comunicação Interpessoal que ocorreu no sábado do dia 29. O evento teve o propósito de reunir a comunidade no ambiente escolar para mostrar o trabalho do PIBID desenvolvido durante o ano de 2014 na escola. Os 8ºs anos (A, C e D), que foram as turmas trabalhadas durante o projeto, participaram ativamente da feira expondo os seus trabalhos e explicando cada gênero da comunicação interpessoal ensinado a eles.
            O evento teve início com o cerimonial às 9h da manhã, bem como uma pequena palavra dos convidados e também jurados presentes, para que então pudesse ocorrer a premiação. Como produto final desse projeto de letramento, os alunos deveriam produzir, em equipes, vídeos explicativos sobre o que são e para que servem os gêneros da comunicação interpessoal. Os três melhores vídeos seriam premiados neste sábado da feira.
O primeiro lugar foi para o 8º ano C, dos alunos Gabriel Fernando, Gabriel Hoepers, Luiz Fernando e Vitor Emanoel:

O segundo lugar foi para o 8º ano D, dos alunos Natália H, Michele, Emanuel, Natalia e Janaina:


O terceiro lugar foi para o 8º ano A, dos alunos Gustavo, Maria Eduarda, Aldine, Diesica e Daniele:


A feira teve término às 11h30, com todos os alunos, bolsistas e equipe presente do PIBID orgulhosos da decoração, resultado final e premiação do dia.
            Uma das bolsistas também produziu um vídeo, com todos os momentos do ano na escola. Esse, foi passado no dia da feira para que os alunos pudessem vê-lo, bem como os vídeos dos três grupos ganhadores. Pudemos ver no olhar dos alunos o orgulho de ter participado do evento.

Vídeo do PIBID Letras Português - FURB

A participação das bolsistas IDs na realização da feira

            Nesta seção, foram separados alguns depoimentos das bolsistas relatando como foi a montagem e como se sentiram durante o evento.

Sexta-feira – um dia antes da feira e ida à escola para a preparação do local

“Começamos a organizar por grupo, cada tema com seus materiais elaborados durante o projeto. Tudo estava ficando muito lindo. Como os grupos que eu havia ficado responsável já estavam bem encaminhados [...]”

“conseguimos montar uma boa parte da mostra. Os biombos já estavam separados por turma, a “mesa” dos jurados. Somente os alunos não conseguiram colocar todos os trabalhos porque faltava grampeador de parede.”

“Como eram muitas coisas para fazer e a hora passa rápido, chegou 5 horas e os alunos tiveram que ir, mas estava tudo encaminhado, combinamos com eles de chegar as 7 horas para terminar.”

“A tarde foi super cansativa... Ganhei um corte de papel, um grampo debaixo do pé e os músculos das coxas latejantes. Risos. Mas no final vimos que faltaria pouca coisa para fazermos no sábado de manhã.”

Sábado – dia da feira

“Finalmente chegou o grande dia!!! Chegamos na escola os alunos já nos esperavam, assim como nós esperávamos a pessoa com as chaves para pegarmos os materiais na coordenação e abrir as salas de vídeo. Assim que foi tudo aberto começou a correria, rapidamente, todos conseguiram se ajeitar e dar os últimos retoques [...]”

“Chegamos cedo e deixamos tudo pronto, os alunos colaboraram e foi um evento lindo.”

“Que orgulho, os alunos afinados com todo o conhecimento adquirido durante o projeto, a escola estava linda, nós bolsista radiantes para receber nossos convidados e com certeza felizes porque tudo o que fizemos foi com amor e competência!”

“Para terminarmos toda a decoração foi mais rápido do que esperávamos! Enchemos balões, fizemos o arco para a entrada, terminamos de decorar os stands... Tudo isso até às 8h30min.”

“Mais um projeto finalizado com chave de ouro, pois o que mais importa para nós bolsistas é o efetivo aprendizado dos alunos. Sem isso nada faria sentido. Todo o nosso trabalho se resume na belíssima apresentação e esforço de cada estudante.”

“Mais uma vez tivemos a chance de fazer diferença na vida dos alunos através do PIBID que nos leva além da sala de aula, nos ensina, nos faz criar, reinventar e crescer!”




0 comentários:

Postar um comentário