terça-feira, 25 de agosto de 2015

Nossas lendas são humorísticas

Na manhã da sexta-feira dia 14 de agosto, as pibidianas do subprojeto de Letras-Português da Escola Professor Carlos Maffezzolli da cidade de Guabiruba, juntamente com seus alunos, concluíram o projeto de humor com apresentação e exposição dos trabalhos na escola.
O evento teve início na escola às 10h após os últimos ensaios e foi dividido em duas grandes partes: apresentações orais e exposição de trabalhos, sendo que a primeira foi dividida entre apresentações de lendas locais e de stand up commedy. Além de uma breve introdução do programa PIBID e do projeto dada pelas próprias pibidianas, professora-supervisora e coordenadora do projeto.
As integrantes do projeto contaram para todo o público que incluía, além de todo o ensino médio matutino da escola, o 9° ano do ensino fundamental que foi convidado juntamente com seus professores, sobre o programa e os projetos que estavam sendo realizados na escola, lembrando os alunos do 9° ano que logo estarão no ensino médio e terão o mesmo contato com o PIBID que nossos alunos têm agora.
Em seguida, os alunos do 2° ano leram uma breve explicação sobre o Dragão de Guabiruba, presente no livro Guabiruba de Todos os Tempos de Saulo Adami e Tina Rosa. Após, os alunos leram a lenda que eles mesmos escreveram sobre o Dragão, lembrando que lendas são transmitidas oralmente e que, com o passar dos anos, alguém decide escrever e reuni-las em um livro, sendo assim, eles foram os primeiros a escreverem a lenda do Dragão de Guabiruba.
Para concluir, os alunos do 3° ano, fecharam com chave de ouro o projeto humorístico envolvendo as lendas locais, contando através do stand up, as piadas do Mão de Onça, personagem folclórico de Guabiruba, criado e interpretado por Genésio Gums. O nome “Mão de Onça” se deu por ser goleiro e ter as mãos muito grandes.


Como disse a doutora Otília, nossa coordenadora, ao final das apresentações, o trabalho realizado pelos alunos em acompanhamento das pibidianas foi surpreendente e superou todas as expectativas. Para encerrar a manhã e o projeto, a doutora convidou todos os participantes a prestigiarem a exposição de trabalhos organizada pelo 2° ano do ensino médio.

Os trabalhos expostos foram os origamis de dragão feitos pelos próprios alunos, com direito a explicação dos mesmos sobre como fazer origamis de dragão e os desenhos interpretativos das dez espécies de dragão do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam de J. K. Rowling, todos pendurados no teto do ambiente com trechos explicativos. A exposição ainda continha, em destaque, a espécie escolhida pelos alunos como a mais próxima do nosso dragão: meteoro-chinês.









0 comentários:

Postar um comentário