terça-feira, 10 de abril de 2012

Planejamento para o semestre da Escola Oscar Maluche

Abril/2012:
Planejamento de uma ação conjunta com a professora de português, focando os elementos da narrativa e como eles estiveram em falta nas narrativas produzidas pelos alunos. A bolsista Jéssica irá se deslocar pessoalmente a escola , visto que tem facilidade por morar em Brusque, e conversar com a professora sobre as questões ainda pendentes. Cada participante ficará responsável pela pesquisa de material pedagógico de um elemento da narrativa e elementos da tabela que confeccionamos, facilitando assim a troca de experiências de ensino. Colou-se a proposta de trabalhar um elemento da narrativa por mês, para que no final os alunos possam reconhecer cada um deles e produzir uma narrativa bem estruturada. A visita à escola Oscar Maluche será efetuada, se possível, pelo menos uma vez por mês. Optamos por dividir o grupo em três grupos de duas bolsistas, facilitando assim aquelas que tem dificuldade de locomoção, por questões de trabalho e outras. Revisão dos textos produzidos pelos alunos.

Maio/2012:
Envio do material recolhido até agora pelas bolsistas para a professora de português, as narrativas, tabela e também as regras de Stein/Glenn e Scliar-Cabral, para que a partir destas, a professora faça uma análise de como poderemos trabalhar em conjunto. Levantamento das principais dificuldades dos alunos efetivamente, baseado nas narrativas coletadas. Projeto de confecção da fábrica de contos, se possível, uma fábrica de contos por cada série ou ano trabalhado. Pensamos que os alunos poderiam dar ideias de personagens, cenários, ambiente e as bolsistas confeccionam o material, despertando assim o interesse dos estudantes, que ficariam encarregados da escolha e consequentemente, mais próximos do projeto.

Junho/2012:
A partir da interação com a professora de português e a supervisora Maria Luisa, continuação do projeto elementos da narrativa, um elemento por mês. Análise do andamento e aproveitamento pelos alunos. Quais foram as respostas dos alunos? Se positiva, o andamento do projeto deverá continuar, caso contrário, faremos as adaptações necessárias. 

0 comentários:

Postar um comentário