quarta-feira, 4 de abril de 2012

Plano para o trabalho com a história da escrita no ensino fundamental

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB
CENTRO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS
LÍNGUA PORTUGUESA VII
ACADÊMICOS: ELAINE CRISTINA NICOLODELLI e GUILHERME RIBEIRO DOS SANTOS

PLANO DE AULA (PORTAL DO PROFESSOR)

ESTRUTURA CURRICULAR



Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema

Ensino Fundamental Final

Língua Portuguesa

História da escrita



DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno voltará na história para entender todo o processo de formação da escrita como ele conhece hoje. Entenderá que o sistema alfabético e gráfico não surgiu totalmente formado, mas é fruto de milhares de anos (mais de 5000) de invenções, aperfeiçoamentos e convenções estabelecidas pelos usuários da língua.

 

Os objetivos específicos são:

- Compreender os motivos pelos quais a escrita surgiu e se fortalece;

- conhecer o processo de formação do alfabeto e escrita;

- entender por que a escrita é importante para produzir e imortalizar o conhecimento;

- identificar as fases de transformação do código e seus criadores;

- produzir uma história em quadrinhos para fixar as fases de transformação do alfabeto.

 

Duração das atividades

4 aulas de 50min.

 

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A importância da escrita na sociedade e sua função de tornar eterno o conhecimento. Partindo então para sua história.

 

Estratégias e recursos da aula

 

1ª aula:

Exibição de vídeo com duração de 13 minutos – História da escrita, do papiro à tela do computador, acessado no link: http://www.youtube.com/watch?v=jmuxpmPPyG8 sobre a origem do sistema gráfico, alfabético. Após a exibição do vídeo, inicia-se uma discussão sobre a influência de diversas nações, em relação à criação, desenvolvimento e evolução da escrita. Procurar questionar os alunos sobre o que eles viram no vídeo e anotar no quadro para fixação.

 

2ª aula:

Apresentação das adaptações/transformações sofridas pelo alfabeto com maior ênfase, até o formato dos símbolos utilizados atualmente. Divisão das turmas em grupos para elaboração de uma história em quadrinhos representando um determinado evento ligado à escrita e sua fase de criação e aperfeiçoamento.  Cada equipe ganhará um povo criador ou transformador do alfabeto:

Equipe 1: Fenícios
Equipe 2: Gregos
Equipe 3: Egípcios
Equipe 4: Semitas
Equipe 5: Romanos

 

O objetivo é que eles criem uma situação fictícia em que a mudança ou criação do alfabeto foi realizada por esses povos.

 

3ª aula:

Conclusão dos quadrinhos, com produção realizada em cartolina para posterior exibição. Professor assiste os alunos no que for necessário.

 

4ª aula:

Socialização dos trabalhos, com a explicação de cada grupo sobre o evento representado. Reflexão sobre a sequência realizada. Recapitular os processos de criação e transformação do alfabeto e da escrita, promovendo questionamentos aos alunos para reforçar a importância de escrever hoje.

 

Sugestões:

- A informação quando é passada oralmente consegue sobreviver para sempre?

- Como hoje em dia nós conseguimos estudar acontecimentos que ocorreram há tanto tempo atrás? Por meio do quê?

- Vocês acham que é importante saber escrever? Por quê?

 

Alguns materiais para pesquisa do professor:

A origem da escrita - http://portaldasartesgraficas.com/ficheiros/origem_da_escrita.pdf

A origem do alfabeto – Luiz Carlos Cagliari - http://dalete.com.br/saber/origem.pdf

Pré-história da escrita: a pintura e o desenho - http://alfabetiza.hd1.com.br/textos/texto4.pdf 

 

Avaliação

A avaliação será realizada por meio das discussões realizadas durante as aulas, se houve entendimento dos alunos sobre o processo de criação/transformação da escrita, sua participação e argumentação quando questionados. Também será atribuída uma nota para a produção dos quadrinhos de acordo com o adequado uso das informações estudadas.

 

Critérios de avaliação dos quadrinhos:

- Adequação ao gênero (1,0);

- Adequação linguística (2,0);

- Adequação ao tema proposto (3,0);

- Compreensão do conteúdo (4,0).


 

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