quarta-feira, 11 de abril de 2012

Relatório mês de Março Escola Oscar Maluche

Dia 14/03/2012:
Encontro das bolsistas Jéssica, Karina, Odete e Lutiane com a supervisora, professora  Maria Luisa. Neste encontro, o primeiro do ano de 2012, o grupo socializou sobre o trabalho feito com narrativas até aquela data. Também foram feitos progressos com relação ao plano de estudo a partir de agora. A supervisora relatou a situação atual da escola e da nova professora de português, com a qual vamos trabalhar diretamente. Surgiram algumas ideias das integrantes do grupo e da professora supervisora sobre a confecção de material pedagógico para auxiliar os alunos a reconhecerem os elementos da narrativa, com o auxilio da professora de português. Algumas sugestões deste material: Fábrica de contos, filmes, exposição de figuras e explicações sobre os elementos da narrativa.  

Dia 20/03/2012:
Encontro com os grupos do PIBID e a professora Otilia. Foram tratados diversos assuntos de interesse do grande grupo, dentre eles os relatórios, cronogramas, postagens no blog e no portal do professor. Planejamos o encontro de interação entre todos os subprojetos , encontro catarinense do PIBID,  dúvidas restantes sobre o artigo individual e esclarecimentos sobre o portal do professor. Discutimos o que poderia ser feito para comemorar o dia mundial da poesia e outras atividades inerentes ao curso de Letras. Preparação do evento do dia 24/03, com a escolha de bolsistas para declamar poesias e fazer a apresentação do subprojeto de Letras.

Dia 21/03/2012:
Dia mundial da poesia. Reunião com as integrantes Odete, Jéssica, Karina e Lutiane para a confecção do varal de poesias. Cada integrante trouxe algumas de suas poesias favoritas e estas foram expostas no corredor entre as escadas para serem apreciadas por todos que ali passavam. A bolsista Jéssica dedicou-se a fazer os slides da apresentação do subprojeto de Letras e contou com a ajuda depois, por sugestões por email, de alguns integrantes de outros grupos.

Dia 24/03/2012
Encontro de interação entre os subprojetos de Letras, Matemática, Educação Física, Pedagogia, Ciências Sociais, Química e Música, com o objetivo de consolidar o PIBID-FURB como um Programa. No primeiro momento, tivemos a apresentação do grupo de Letras, com a abertura e declamação de poesias. Em seguida, o pró-reitor de ensino ressaltou a importância do PIBID para a educação brasileira e consequentemente para o Brasil. A questão norteadora das apresentações dos subprojetos foi a seguinte: Qual o diferencial do subprojeto do PIBID em relação à prática convencional? A supervisora Maria Luisa socializou sobre a importância do subprojeto de Letras para as escolas participantes e a bolsista Martha Maas complementou  explicando sobre o projeto das narrativas, focando a parceria entre universidade e escola.
O subprojeto de Matemática colocou a importância da inserção do licenciando em sala de aula e o caráter inovador do subprojeto. Apresentou os dados de desenvolvimento e resultados obtidos em 2011 e o projeto de continuidade para 2012. Ressaltou também a importância do tempo do projeto, 2 anos, para o sucesso deste.
O subprojeto de Educação Física apresentou os progressos obtidos em sua área e seu diferencial, a dinâmica, com a resolução de auxiliar os alunos a irem além da repetição mecânica dos movimentos e levar em consideração, principalmente, a individualidade de cada estudante. Ressaltou também a importância da troca de experiências entre eles e não somente a competitividade.
O subprojeto de Pedagogia discutiu questões sobre alfabetização e letramento. A importância da relação teoria-prática no processo de alfabetização e também o conhecimento da realidade social do estudante e a inserção de atividades baseadas nesta realidade.
O subprojeto de Ciências Sociais iniciou a apresentação com uma questão; Qual é o papel da sociologia no ensino médio? A resposta dos bolsistas a esta questão foi a de oferecer  ferramentas para que os alunos interpretem a realidade em que vivem com senso crítico. Ressaltou também a importância do professor neste processo e a necessidade do diálogo e interação entre alunos e professores.
O subprojeto de Química apresentou um projeto chamado “PH do planeta e medidas de DBD e turbidez da água,” que consiste em captar água de um ribeirão próximo a escola e fazer a medida do PH, colocando assim o estudante em contato direto com o meio em que vive, o que gera maior interesse destes. Este projeto tem como objetivo a conscientização ambiental e social sobre a água, despertar o interesse dos alunos e rever os conceitos pré-concebidos desta disciplina.
O subprojeto de Música socializou deu a conhecer seu projeto intitulado “O dia em que a música parou”, que procura despertar no aluno a conscientização sobre a importância da música no cotidiano. Suas ações desenvolvidas até agora são a escrita musical orientada, a elaboração de desenhos, apresentação de histórias e coleta de dados e construção de uma história coletiva. Na continuação do projeto, os bolsistas pretendem trabalhar as propriedades do som.
Em seguida, houve a interação entre bolsistas de vários subprojetos, onde estes puderam discutir e relatar suas experiências e visualizar a possibilidade de intercâmbio entre várias disciplinas, bastante importante para o êxito do projeto PIBID.
Para dar seguimento ao encontro, o Prof. Dr. Osmar de Souza promoveu uma leitura reflexiva das apresentações com foco na temática “Autoria na docência”, os bolsistas tiveram a oportunidade de conhecer as ideias do palestrante e suas experiências em 42 anos de profissão. O palestrante falou sobre a importância da autoria e a importância de o professor de querer saber, participar, pertencer a um grupo e sobre a pesquisa no trabalho docente. Também nos lembrou da importância da relação aluno-professor e como não devemos nos ater ao preconceito em relação aos alunos e no respeito às suas individualidades.
O encontro terminou com a apresentação do subprojeto de Música, que brindou a todos com uma descontraída apresentação.

Dia 28/03/2012
Encontro das bolsistas Jéssica, Karina, Lutiane, Odete, Magali e Katyara a nova bolsista do nosso grupo. Foi discutido a possibilidade de encontros e visitas à escola e a dificuldade de deslocação de algumas integrantes do grupo, fato que deverá ser acertado nos próximos encontros.  Em seguida, socializamos as ideias de cada uma sobre o projeto que desenvolveremos nos próximos meses com os alunos. Concluímos que vamos começar a trabalhar em conjunto com a professora de português, focando os elementos da narrativa e como eles estiveram em falta nas narrativas produzidas pelos alunos, portanto, cada participante deve pesquisar material pedagógico apropriado para começar a abordar o assunto dos elementos da narrativa. Esta pesquisa pode ser baseada na tabela que fizemos e nos elementos  que os alunos apresentaram maior dificuldade. 

0 comentários:

Postar um comentário