segunda-feira, 30 de julho de 2012

Participação do PIBID de Letras da Furb no 18º COLE

Entre os dias 16 e 19 de julho, as acadêmicas e bolsistas do PIBID/Letras da FURB, Martha Regina Maas e Thais de Souza Schlichting, estiveram na Unicamp, em Campinas, São Paulo, participando do 18º Congresso de Leitura do Brasil (COLE).

Diversos foram os momentos de aprendizado e trocas de experiências com pessoas de todo o país. As acadêmicas tiveram seus artigos aprovados para publicação na revista Leitura: Teoria e Prática e para apresentação oral no congresso.
 


Com o tema "O mundo grita. Escuta?", o COLE contou com a presença de muitos profissionais na área de leitura de várias partes do Brasil. Houve momentos culturais, com apresentações de música e dança, bem como momentos com mesas-redondas, apresentações de comunicações e palestras. Algumas fotos de momentos acompanhados pelas bolsistas:

16/07
Intervenção de samba de bumbo com o grupo: Urucungus, Puítas e Quinjengues

 Abertura oficial – mesa de autoridades
17/07

Conferência: Paralelas com Alice Ruiz (poeta, haicaísta e letrista) e Alzira Espíndola (cantora, compositora e instrumentista)
Mesa redonda: Mídia e leitura na sala de aula com Luzmara Curcino (UFSCar) e Fabiano Ormaneze (PUCC)
Sessão de comunicação: A leitura e seus múltiplos fios: o tecido de saberes e leituras de mundos de educandos e educadoras em EJA (Eliane Aparecida Bacocina)
Sessão de comunicação: Acidente nuclear no Japão: alarmismo e pouca fundamentação científica no discurso da Revista Época (Fabiano Ormaneze)
Sessão de comunicação: Livros na sala, ao alcance da mão: uma experiência no curso PROEJA (Fabiana Cardoso Fidelis)
 Sessão de comunicação: A leitura na escola mediana pelo riso (Maria de Fátima Cruvinel)

Sessão de comunicação: “Alguem diz que naum precisa se preocupar com concordâncias”: Letramentos, hipertexto e identidades nas redes sociais  (Paula Baracat De Grande)
18/07
Conferência: Por uma leitura estética e política das margens (Ricardo Javier Arcos-Palma)
 Mesa redonda: A leitura que potencializa a produção: uma questão para a formação de leitores (Daniela Eufrásio e ThomasMassao Fairchild)

Sessão de comunicação: Formação de professores e leitura do Teatro Grego – O teatro como processo educativo (Divania Luiza Rodrigues e Paula Carolina Teixeira Marroni)

Sessão de comunicação: 140 (Elenice Cristina Pires de Andrade e Érica Speglich)

Sessão de comunicação: O ensino de aritmética e sua utilidade prática, eis a luz pedagógica! Grita o jornal A instrução pública na província do Rio de Janeiro (Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Faria)

 Sessão de comunicação: O papel do professor em uso da biblioteca na formação do leitor nas séries iniciais em uma escola participante do PIBID de alfabetização (Leonice Vieira de Jesus Paixão, Roseli da Silva Alves, Ana Paula Medeiros Lemos, Cleudilene de Jesus Rodrigues)
Sessão de comunicação: O prazer da leitura e a importância do uso da biblioteca em uma escola pública participante do PIBID de alfabetização (Renata Pereira Fonseca, Elizabeth Mendonça Nery, Valéria Rodrigues de Souza e Waldinéia Aparecida Rodrigues da Rocha)
19/07

Mesa redonda: Ensino de língua e literatura (Maria do Rosário Longo Mortatti e Norma Sandra de Almeida Ferreira)
 Depois, cada bolsista partiu para sua sala de apresentação...

Apresentação da voluntária Thais de Souza Schlichting. “Da fábula à narração: analisando produções textuais no Ensino Fundamental”.
Apresentação da bolsista Martha Regina Maas, “A leitura e as produções de texto de alunos do 6º ano: análises e discussões a partir das regras narrativas”. Ainda sem foto!

E chegou a hora de dizer tchau, depois de muito conhecimento colocado na bagagem!

Foto com as meninas do PIBID de Minas

2 comentários:

  1. ee, foi muito legal!! estamos muito felizes com a oportunidade e por poder compartilhar o que aprendemos lá com nossos colegas bolsistas!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo!! Nossa, quanta coisa que vimos por lá. Se fosse pra colocar tudo aqui, o post ficaria ainda maior, HAHAHAHAHHAA

    Ótima experiência em ótima companhia!

    Beijos

    ResponderExcluir