domingo, 15 de dezembro de 2013

2º semestre de 2013 – Resumo das atividades e os resultados alcançados no 7º ano A da Escola Padre Theodoro Becker

No final do primeiro semestre de 2013 conversamos com o supervisor Alicio e decidimos acompanhar o gênero que seria trabalhado por ele depois das férias, portanto, nosso planejamento das atividades do segundo semestre se deu em cima do gênero Contos de Terror.
Em nossa primeira visita, apresentamos aos alunos as características do gênero através de uma apresentação de slides elaborada por nós e como leitura, levamos para a sala o conto O retrato Oval, de Edgar Alan Poe. Poe é considerado um dos maiores escritores de narrativas assustadoras e os estudantes puderam ainda, conhecer um pouco mais da sua biografia.
Os encontros seguintes tiveram como foco o Espaço em contos de terror. Levantamos para a turma a importância do cenário para uma história desse gênero, fazendo isso através de imagens e trechos de vídeos. Na penúltima visita, os alunos escreveram uma produção coletiva, sendo que, cada integrante do grupo ficou responsável por descrever um elemento da narrativa (personagem, tempo, espaço, enredo). Como os grupos só foram construídos depois que cada um já havia escrito o seu trecho da história, foi um desafio e tanto para a turma conseguir adequar o texto para que ele tivesse sentido. Os produtos finais ficaram muito criativos.
Na última visita do semestre, os estudantes criaram uma maquete para representar um possível cenário de um Conto de Terror. O resultado foi sensacional! Como eles já sabiam dessa atividade, trouxeram para a sala uma infinidade de materiais para usar, como terra, tinta e papéis diferenciados, foram duas aulas de produção intensa e muita concentração.
Desde o começo do semestre percebemos um grande interesse pelos Contos de Terror, os estudantes conseguiam participar trazendo suas próprias experiências com o gênero para a sala de aula. Como produção final, cada um escreveu a sua própria história e foi notório o empenho da maioria da turma, a qualidade dos textos, que já era boa, melhorou ainda mais.
O 7º ano A foi uma sala que nos surpreendeu, sem dúvida foi um presente poder compartilhar tantas experiências com um grupo tão ativo, esperamos que o nosso trabalho possa ter contribuído com a vida escolar de cada um deles, porque essa galera, certamente, contribuiu muito com a nossa vida profissional.














0 comentários:

Postar um comentário