sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Resumo de 2013

Bolsistas: Jéssica Reinert dos Santos e Odete Ignaczuk

As atividades realizadas durante esse ano na Thebe com a turma do 5º ano vespertino foram muito legais e trouxeram vários resultados positivos. A interação em sala, o companheirismo e a vontade de aprender permearam as aulas e despertaram nos alunos o gosto pela leitura e escrita. Segue então, um pouquinho daquilo que aplicamos com os estudantes durante o ano. Esperamos que gostem!

Objetivos:
·         Apresentar e demonstrar aos alunos as diferenças entre contos de fadas, fábulas e contos populares.
·         Aperfeiçoar a escrita dos contos, baseado na pontuação, relação de causa e consequência, fórmula inicial e final.
·         Demonstrar as estruturas de uma narrativa.
·         Criar possibilidades reais de contato dos alunos com os gêneros textuais, como a confecção de cenário e personagens para a produção de um conto.


1º Encontro:
Abril de 2013
Duas aulas de 45 minutos cada
       Diagnóstico:  
        Aplicação de uma série de figuras, para os alunos colocarem em sequência e criarem uma narrativa.


Descrição das atividades:

            Neste primeiro encontro, as bolsistas se apresentaram a explicaram o que é o projeto Pibid, visto que os alunos pertencem ao 5º Ano e ainda não tiveram contato prévio com o projeto. Após, foi aplicada uma sequência de cinco figuras para que os alunos coloquem em ordem e percebam a relação de causa e consequência.
            A seguir, foi solicitado que cada aluno escrevesse uma narrativa, baseado na sequência de figuras colocadas por eles.


2º Encontro:
Maio de 2013
Duas aulas de 45 minutos cada
·         Adjetivos
·         Fórmula inicial e diferenças entre contos de fadas, contos populares e fábulas.

Descrição das atividades:

            Neste dia, trabalhamos com adjetivos e fórmula inicial de contos de fadas, contos populares e fábulas. No primeiro momento, procuramos saber o que os alunos já conheciam sobre o gêneros. O uso dos adjetivos foi explorado com o texto “As borboletas”, de Vinicius de Moraes. As bolsistas levaram algumas figuras de borboletas e colaram no quadro, para que os alunos pudessem dar as características.
Após, houve a leitura de três tipos de contos: Populares, contos de fadas e fábulas, para os alunos pudessem observar a diferença de estrutura e fórmulas inicial e final de cada conto.


3º Encontro:
Junho de 2013
Duas aulas de 45 minutos cada
·         Retomada do assunto do último encontro.
·         Gincana

Descrição das atividades:

             Revisão do conteúdo trabalhado como os alunos até o momento. Iniciamos o encontro com uma gincana de interação sobre adjetivos, contos populares, contos de fadas e fábulas. Os alunos foram separados em grupos perguntas sobre os assuntos trabalhados foram distribuídas.
            Aqui, percebeu-se que os alunos já conseguem visualizar corretamente a diferença entre os gêneros, bem como a aplicação dos adjetivos em diferentes situações.


4º Encontro:
Junho de 2013
Duas aulas de 45 minutos cada
·         Pontuação.
·         Exercícios interativos.

Descrição das atividades:

      Foi trabalhado um texto sobre pontuação, “Sfot Poc”, do escritor Luiz Fernando Veríssimo. Após a leitura do texto, refletimos juntamente com os alunos os sinais de pontuação e como eles são importantes para o bom entendimento de um texto.         Em seguida, trabalhamos a pontuação de outros textos e suportes. Foram confeccionados alguns cartazes com piadas sem pontuação e expostos no quadro. Os alunos deveriam pontuá-las corretamente, para fazerem sentido. Também foram propostas algumas atividades de pontuação, com exercícios imprimidos pelas bolsistas.


5º/6º e 7º Encontros:
Julho de 2013
Cada encontro: Duas aulas de 45 minutos cada
·         Apólogo, relação de causa e consequência.
·         Produção e apresentação de um apólogo.
·         Início do projeto de criação do cenário e personagens.

Descrição das atividades:

            Primeiramente, iniciou-se a aula com a leitura de um apólogo, para que os alunos percebessem a relação de causa e consequência e ainda o uso da pontuação para construir o sentido em um texto.
            A seguir, foi entregue aos alunos algumas figuras que poderiam contrastar entre si, para os alunos produzirem, em duplas, um apólogo entre os personagens e apresentar para os colegas.
                               Conforme solicitado na aula anterior, os alunos produziram seus próprios apólogos, em duplas, e apresentaram. A ideia principal era explorar a causa e consequência a partir do diálogo de dois objetos conflitantes distribuídos.
            Este encontro foi iniciado mostrando aos alunos o que será o inicio do projeto de confecção de dois elementos básicos de uma narrativa, o cenário e personagens.    Foi apresentado primeiramente um vídeo com uma sequencia de acontecimentos feitos com lego, e em seguida explicado o andamento do projeto. Os alunos foram divididos em dois grupos e foram iniciados os trabalhos, com a criação primeiramente da história a ser contada.

8º/9º e 10º Encontros:
Agosto e Setembro de 2013
Duas aulas de 45 minutos cada
·         Continuação do projeto de confecção dos cenários e personagens.

Descrição das atividades:

            Continuação do projeto de criação do cenário e personagens pelos alunos, para ser efetuada a filmagem de uma sequência de cenas fotografadas que contará uma história. Cada encontro serve para a confecção de parte do cenário e personagens.
            No último encontro, foram finalizados os cenários e personagens confeccionados pelos alunos e fotografados, para então ser possível a confecção do vídeo animado contando a história.
                Confira o resultado final dos vídeos nos links: http://www.youtube.com/watch?v=SPzXp9pWvdA

11º Encontro
Outubro de 2013
·         Produção final.

Descrição das atividades:

                Neste encontro, foi aplicado o comando final para a produção de um conto. Foram entregue aos alunos uma folha contendo diversos personagens e cenários, podendo ser produzidos tanto fábula quanto conto de fábulas. O objetivo é que os alunos produzam sua própria história, fazendo o uso das fórmulas e elementos necessários para caracterizar os dois contos.  Os resultados obtidos foram bastante positivos, mostrando que todo trabalho realizado fora bem aproveitado e aprendido.


Esperamos que tenham gostado das nossas atividades e do trabalho realizado com os alunos!

0 comentários:

Postar um comentário