segunda-feira, 15 de junho de 2015

Atividades desenvolvidas na E. E. B. Lothar Krieck

No mês de maio de 2015, as atividades na turma do 9º ano 1 foram uma sessão de cinema com o filme “Zumbilândia”, nesse dia os alunos poderiam levar alimentos para comerem enquanto o filme era passado, como em um cinema mesmo, mas de maneira super responsável. A ideia nessa turma é de depois de os alunos verem o filme, eles elaborarem um manual de sobrevivência. O que aconteceu na próxima semana, a bolsista ID trabalhou o gênero manual e também os aspectos linguísticos como os verbos que precisam estar no modo imperativo. Foi uma aula muito produtiva, pois os alunos utilizaram toda a sua criatividade. Veja:



Em uma outra aula, foi lido uma resenha abordando o personagem Lobisomem, e a proposta era em grupos os alunos produzirem um cartaz com um lobisomem.“Achei esse momento super bacana, já que ser professor não é ficar só dentro de uma sala de aula, é conversar, ajudar... Praticar a cidadania. Não é?”

Alunos produzindo o cartaz do Lobisomem 

Na turma do 6º ano 2, foram iniciaram as aulas do projeto de letramento envolvendo a história “A culpa é das estrelas”. Sendo assim, além da contação da história por capítulos, e atividades relacionadas ao capítulo da história, está sendo elaborado um caderno de palavras com as palavras referentes à história, esse caderno tem como objetivo melhorar a ortografia dos alunos, e as palavras são apresentadas aos alunos de maneiras lúdicas, por meio de gincanas, atividades de completar as palavras em materiais impressos e com balões, como foi o caso de uma atividade em que os alunos tinham que estourar um balão azul com uma palavra incompleta  e um rosa com um conjunto de letras para completar a palavra e então procurar com os colegas o conjunto de letras para completar suas palavras.

Aluno elaborando seu caderno de palavras

Dinâmica do caderno de palavras com balões

No capítulo 2 do livro que está sendo abordado, havia menção a frases de encorajamentos, então uma das produções dos alunos foi um mural com frases de que tinham mensagens positivas sobre amizade, escola e sobre a vida, o que os fez utilizar toda a criatividade para elaborar uma frase reflexiva e confeccionar o mural.

Em relação à turma do 8º ano 2, foi elaborado um jogo de mimica em forma de gincana, a atividade consistia em adivinhar por mímica ou por desenho as palavras sorteadas
Também os bolsistas saíram a campo com alguns alunos para buscar patrocínio e ajuda para escola, no entanto nem toda a comunidade escolar pode ajudar.
Nessa turma também, foi feita uma aula sobre pontuação, e conectivos a fim de ampliar a competência comunicativa dos alunos e melhorar a escrita deles.
“Um segundo exercício foi aplicado em forma de um quebra-cabeça de pontuação. Os alunos receberam uma cópia de um texto (trecho de um diálogo retirado livro Volta ao mundo em oitenta dias, de Julio Verne) um formato ampliado (folha A3) com espaços onde deveriam preencher com peças de pontuação encontrada em um envelope.”

Formação do Subprojeto – Letras Português

 No sábado dia 24 de maio os bolsistas do subprojeto Letras Português do PIBID tiveram uma formação, em que se pode compartilhar as atividades desenvolvidas em cada escola e além de receber a opinião dos integrantes de outras escolas. Também foi orientado que os bolsistas elaborassem um glossário sobre os conceitos vistos em nossas leituras.

Outras atividades
Além disso, a bolsista Aline participou de uma roda de conversa com a professora Stella Maris Martinez, da Argentina que estava visitando alguns programas de educação por todo o país que deram certo pelo país todo, e as bolsistas Andressa e Larissa participaram do evento “II Seminário de pesquisa e prática pedagógica”, no IFSC,  em que assistiram às palestras e apresentaram um relato de experiência sobre o projeto elaborado no ano passado.

Aline F. Guse
Ana Carolina S. Nazaro
Andressa R. Gesser
Larissa P. Theiss
Laura Cunha
Rafael M. Miranda


0 comentários:

Postar um comentário