No
mês de maio de 2015, as atividades na turma do 9º ano 1 foram uma sessão de
cinema com o filme “Zumbilândia”, nesse dia os alunos poderiam levar alimentos
para comerem enquanto o filme era passado, como em um cinema mesmo, mas de
maneira super responsável. A ideia nessa turma é de depois de os alunos verem o
filme, eles elaborarem um manual de sobrevivência. O que aconteceu na próxima
semana, a bolsista ID trabalhou o gênero manual e também os aspectos
linguísticos como os verbos que precisam estar no modo imperativo. Foi uma aula
muito produtiva, pois os alunos utilizaram toda a sua criatividade. Veja:
Em uma outra aula, foi lido uma resenha abordando o
personagem Lobisomem, e a proposta era em grupos os alunos produzirem um cartaz
com um lobisomem.“Achei esse momento super bacana, já que ser professor não é ficar só
dentro de uma sala de aula, é conversar, ajudar... Praticar a cidadania. Não
é?”
Alunos produzindo o cartaz do Lobisomem
Na turma
do 6º ano 2, foram iniciaram as aulas do projeto de letramento envolvendo a
história “A culpa é das estrelas”. Sendo assim, além da contação da história
por capítulos, e atividades relacionadas ao capítulo da história, está sendo
elaborado um caderno de palavras com as palavras referentes à história, esse
caderno tem como objetivo melhorar a ortografia dos alunos, e as palavras são
apresentadas aos alunos de maneiras lúdicas, por meio de gincanas, atividades
de completar as palavras em materiais impressos e com balões, como foi o caso
de uma atividade em que os alunos tinham que estourar um balão azul com uma
palavra incompleta e um rosa com um
conjunto de letras para completar a palavra e então procurar com os colegas o
conjunto de letras para completar suas palavras.
Aluno elaborando seu caderno de palavras
Dinâmica do caderno de palavras com balões
No
capítulo 2 do livro que está sendo abordado, havia menção a frases de
encorajamentos, então uma das produções dos alunos foi um mural com frases de
que tinham mensagens positivas sobre amizade, escola e sobre a vida, o que os
fez utilizar toda a criatividade para elaborar uma frase reflexiva e
confeccionar o mural.
Em
relação à turma do 8º ano 2, foi elaborado um jogo de mimica em forma de
gincana, a atividade consistia em adivinhar por mímica ou por desenho as
palavras sorteadas
Também os
bolsistas saíram a campo com alguns alunos para buscar patrocínio e ajuda para
escola, no entanto nem toda a comunidade escolar pode ajudar.
Nessa
turma também, foi feita uma aula sobre pontuação, e conectivos a fim de ampliar
a competência comunicativa dos alunos e melhorar a escrita deles.
“Um segundo exercício foi aplicado em
forma de um quebra-cabeça de pontuação. Os alunos receberam uma cópia de um
texto (trecho de um diálogo retirado livro Volta
ao mundo em oitenta dias, de Julio Verne) um formato ampliado (folha A3)
com espaços onde deveriam preencher com peças de pontuação encontrada em um
envelope.”
Formação do Subprojeto – Letras Português
No sábado dia 24 de maio os bolsistas do
subprojeto Letras Português do PIBID tiveram uma formação, em que se pode
compartilhar as atividades desenvolvidas em cada escola e além de receber a
opinião dos integrantes de outras escolas. Também foi orientado que os
bolsistas elaborassem um glossário sobre os conceitos vistos em nossas
leituras.
Outras atividades
Além disso,
a bolsista Aline participou de uma roda de conversa com a professora Stella
Maris Martinez, da Argentina que estava visitando alguns programas de educação
por todo o país que deram certo pelo país todo, e as bolsistas Andressa e
Larissa participaram do evento “II Seminário de pesquisa e prática pedagógica”,
no IFSC, em que assistiram às palestras
e apresentaram um relato de experiência sobre o projeto elaborado no ano
passado.
Aline
F. Guse
Ana
Carolina S. Nazaro
Andressa
R. Gesser
Larissa
P. Theiss
Laura
Cunha
Rafael
M. Miranda
0 comentários:
Postar um comentário