segunda-feira, 29 de junho de 2015

Aula na Praça da Rua São Pedro


O frio chegou ao Sul e Guabiruba não ficou de fora. As temperaturas caíram bastante na última semana e na sexta-feira dia 19 de junho professora e pibidianas sentiram a necessidade de pegar um solzinho durante a aula.


A proposta de sair do ambiente da sala de aula com os alunos e irem para o pátio foi levantada e logo ampliada. Após o intervalo, o 2° ano A do ensino médio matutino da escola Carlos Maffezzolli se reuniu na praça da Rua São Pedro junto com a professora Roseane e as pibidianas, digo, todas as pibidianas mesmo. A ideia de pegar um sol atraiu a atenção de todos, inclusive as pibidianas da outra turma.
A aula foi iniciada com um jogo de perfil do Castro Alves que chamou a atenção dos alunos e em roda compartilhamos a Lenda do Barão Schnéeburg de Brusque presente no livro Lendas e Causos de Santa Catarina de Isabel Mir Brandt e Maria José Ribeiro.



Em meio a discussões, houve opinião, dúvida e questionamento. As pibidianas aproveitaram para incentivar o assunto sobre as características da lenda e os alunos foram construindo seus sentidos e formulando uma base teórica única a partir de experiências.



A característica mais importante e mais conhecida da lenda é ela ser passada de boca em boca, de geração em geração e, graças a isso, sofrer alterações até chegar aos nossos ouvidos. O que lembra uma antiga brincadeira que todos adoram na infância: telefone sem fio, indicado para crianças de até 80 anos ou mais. A pedido dos alunos, concordamos em brincar e a professora Roseane formulou a frase “O Dragão de Guabiruba está adormecido no Spitzkopf” e alguém acabou condenando o dragão com a frase “O dragão da Guabiruba está doente”.
Aproveitando o friozinho, o sol e a paisagem, a manhã foi muito divertida e produtiva e aproveitamos para registrar esse momento com fotos. Quando retornamos para a sala, os alunos aproveitaram para anotar em seus cadernos todas as informações que eles mesmos construíram já que ainda estavam fresquinhas na memória.


0 comentários:

Postar um comentário