segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pibid Letras-Português faz bonito no II ECPIBID
Nos dias 21 e 22 de julho, na Univali, em Itajaí, aconteceu um importante evento para os bolsistas do PIBID, o II Encontro Catarinense do PIBID. O evento reuniu bolsistas de Iniciação à docência, supervisores, coordenadores de área, de gestão e Institucionais para diálogos e trocas de experiências dos Pibids do Estado.
As bolsistas, Aline, Andressa, Jéssica, Larissa, Nicole e Tamires, juntamente com a supervisora Roseane, todas do Subprojeto Letras-Português, ofereceram a oficina intitulada “Projetos de Letramento”.
 
A tarde iniciou com a apresentação de um curta-metragem produzido por alunos do ensino fundamental seguindo de uma breve apresentação das ministrantes. Depois foi solicitado que todos os participantes se apresentassem para saber de que curso e de qual instituição vinham.
A professora Roseane fez uma introdução teórica sobre projetos de letramento para, então, as bolsistas abordarem os gêneros textuais que envolvem a produção de filmes de curta-metragem. Após esta etapa, elas fizeram um breve relato de como foi a experiência de trabalhar com produção de vídeos no ensino fundamental por meio de projetos de letramento.
Os participantes se mostraram muito interessados e bombardearam as bolsistas com muitas perguntas. Após o término da sessão de perguntas, iniciou-se a parte prática da oficina, quando foi solicitado que os participantes se reunissem em grupos e escrevessem contos curtos que pudessem ser produzidos com massinhas.
 
 
 
 
Ao fim dessa etapa de produção, os participantes socializaram suas histórias e mostraram seus trabalhos com as massinhas.
Segue abaixo uma das produções:
“Uma história de pescador
Jujubinha nadava tranquilamente no rio, quando escutou uma conversa entre pescadores:
                - É noite de lua cheia! Vamos jogar as redes.
                - A pescaria vai ser boa!
Jujubinha tremeu de medo! Assustada foi procurar seu amigo Pigereba.
- Pigereba, eles vão nos pescar hoje! Vamos virar peixe assado, peixe frito, peixe de caldo...
- Não! Disse Pigereba! Tenho uma ideia. Vamos convocar todas as espécies de peixes do rio para uma reunião. Decidiram preparar uma surpresa aos pescadores.
Anoiteceu, a lua brilhava no céu... Os pecadores se preparavam para a pescaria e lá se vão cantando com suas redes nas costas.
- Eu vou, pescar agora eu vou...
E lançaram suas redes ao rio.
Quando foram içá-las, que surpresa! Os pescadores ficaram desapontados... Nenhum peixe sequer! O que aconteceu...
A rede estava repleta de lixo!
Os peixes vibraram batendo suas nadadeiras na água.
Os pescadores compreenderam a mensagem... Sempre causaram prejuízo ao rio, sua fonte de sustento!
Naquela noite, tendo a lua e as estrelas por testemunha fizeram um juramento: - Vamos proteger o rio.
Jujubinha e Pigereba sentiram-se vitoriosos.
Por isso que o nome deles é o símbolo dos pescadores protetores do rio!”
 
Autores: Eliza Teixeira, Leonardo Vireia Costa Pereira, Viviane Faustino da Silva e Jordelina Beatriz Anacleto Voos – Pibid Pedagogia – Univille.
 
Foi uma tarde bem descontraída e muito produtiva. Ter a oportunidade de partilhar projetos que deram certo com outros professores é muito importante. A troca de experiências é fundamental, traz ideias inovadoras que fazem a diferença para os professores, alunos e escola, envolvendo até a comunidade. Outro fator importante para o sucesso de projetos de letramento é a parceira da equipe envolvida. Com relação à oficina, houve muita dedicação e interesse por parte dos bolsistas envolvidos, o que garantiu o sucesso da oficina de vivência.
Que venham mais parcerias e trocas de experiências!

 

0 comentários:

Postar um comentário