quarta-feira, 23 de julho de 2014

Tecnologia e leitura na sala de aula

 União, participação, amizade e parceria seriam as palavras certas para definir os alunos do 3° ano do Ensino Médio da escola Carlos Maffezzolli na aula da última sexta-feira dia 18 de julho. A escolha das fotos para o projeto do Pibid na escola que se constitui, basicamente, na ideia de se produzir fotonovelas continua. As fotos são escolhidas e o esboço dos quadrinhos vai se formando.

Por ser um projeto que envolve diferentes tipos de leitura, incluindo a visual que é o que fizemos ao escolher as fotos e identificá-las para adequar cada uma à sua cena específica, é preciso fazer uso, também, da tecnologia, o que inclui câmeras digitais e computadores, além, é claro, de um projetor para que as fotos sejam visualizadas por todos.

Alguns alunos, como já comentei em outra postagem, se identificam melhor interpretando personagens, outro escrevendo as histórias, outros batendo fotos e desta vez foi a hora de mexer um pouco com informática. Enquanto alguns meninos se identificam melhor na instalação de aparelhos, percebe-se que outros conseguem trabalhar melhor com os programas.

A aula foi excelente, não somente para o aprendizado, mas também para compartilhar conhecimento, já que alguns alunos se dedicavam em “ensinar” a outros o que eles já sabiam.

O último ano escolar é uma época de lembranças ou “memórias”, palavra que as meninas do “Terceiraço” adoram. Momentos de sentimentos diversos vividos ao longo de todos esses anos e a ideia de que agora cada um seguirá o seu próprio destino, os seus próprios sonhos, pode assustar um pouco, e relembrar os momentos vividos ao longo do ano através das fotos tiradas no projeto do Pibid pode fazer a saudade vir mais depressa.

O “Terceiraço”, sempre muito unido se comprometeu desde o início com as fotos e continuam se dedicando em todas as aulas de língua portuguesa acompanhadas pelo Pibid. Fazendo um meio-círculo e focados na tela de um projetor, os alunos aprovam e desaprovam as imagens a serem escolhidas, criticando, argumentando e sugerindo. Momentos de risos vêm e Vão, mas o que fica e realmente importa é a experiência. O amadurecimento de ideias é nítido e a ansiedade para ver o projeto pronto aumenta cada dia mais.


Hora de fechar a porta focar a concentração nas fotos.
Um pouco de trabalho.

E enquanto a professora Roseane orienta, os alunos ouvem atentos e tiram notas.

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