Por
ser um projeto que envolve diferentes tipos de leitura, incluindo a visual que
é o que fizemos ao escolher as fotos e identificá-las para adequar cada uma à
sua cena específica, é preciso fazer uso, também, da tecnologia, o que inclui
câmeras digitais e computadores, além, é claro, de um projetor para que as
fotos sejam visualizadas por todos.
Alguns
alunos, como já comentei em outra postagem, se identificam melhor interpretando
personagens, outro escrevendo as histórias, outros batendo fotos e desta vez
foi a hora de mexer um pouco com informática. Enquanto alguns meninos se
identificam melhor na instalação de aparelhos, percebe-se que outros conseguem
trabalhar melhor com os programas.
A
aula foi excelente, não somente para o aprendizado, mas também para
compartilhar conhecimento, já que alguns alunos se dedicavam em “ensinar” a
outros o que eles já sabiam.
O
último ano escolar é uma época de lembranças ou “memórias”, palavra que as
meninas do “Terceiraço” adoram. Momentos de sentimentos diversos vividos ao
longo de todos esses anos e a ideia de que agora cada um seguirá o seu próprio
destino, os seus próprios sonhos, pode assustar um pouco, e relembrar os
momentos vividos ao longo do ano através das fotos tiradas no projeto do Pibid
pode fazer a saudade vir mais depressa.
O
“Terceiraço”, sempre muito unido se comprometeu desde o início com as fotos e
continuam se dedicando em todas as aulas de língua portuguesa acompanhadas pelo
Pibid. Fazendo um meio-círculo e focados na tela de um projetor, os alunos
aprovam e desaprovam as imagens a serem escolhidas, criticando, argumentando e
sugerindo. Momentos de risos vêm e Vão, mas o que fica e realmente importa é a
experiência. O amadurecimento de ideias é nítido e a ansiedade para ver o
projeto pronto aumenta cada dia mais.
Hora
de fechar a porta focar a concentração nas fotos.
Um pouco de trabalho.
E enquanto a professora
Roseane orienta, os alunos ouvem atentos e tiram notas.
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