segunda-feira, 7 de julho de 2014


Atividades desenvolvidas no mês de junho pelas bolsistas do PIBID na Escola Anita Garibaldi

Nesse mês, muitas escolas no município de Blumenau aderiram à greve dos servidores públicos, a Escola Básica Municipal Anita Garibaldi também, porém parcialmente. A greve foi uma oportunidade de ir à luta pelos direitos e benefícios a serem conquistados para melhoria da educação e da qualidade de ensino, mesmo com a greve o mês para as bolsistas Aline, Ana, Andreia, Andressa, Larissa, Talita e Vivien e supervisora professora Janayna foi muito bem aproveitado.

No dia 05 de junho, nós reunimos na biblioteca da FURB para planejar o nosso projeto “Práticas de letramentos envolvendo gêneros da comunicação interpessoal” Nessa reunião nós acrescentamos mais alguns gêneros no projeto e pensamos em atividades de fixação para serem desenvolvidas com os alunos, “[...]esse encontro com todas as pibidianas foi ótimo! Pois conseguimos tirar dúvidas no grupo em geral e cada uma conseguiu contribuir para a finalização da sequência didática. [...]” Os gêneros que pensamos em trabalhar são carta, bilhete, e - mail, convite, telegrama, fax, currículo, redes sociais, cartão-postal e nosso produto final será um e-book.

 
Na semana seguinte as bolsistas fizeram pesquisas sobre os gêneros que serão envolvidos no projeto, fizeram leituras reflexivas de artigos científicos e também assistiram vídeos relacionados ao tema comunicação e letramentos.
No dia 18 de junho, nós nos reunimos com a professora supervisora de novo, as bolsistas do período matutino se reunirão na parte da manhã e as bolsistas do vespertino à tarde. Nessa reunião acertamos alguns pontos de nosso projeto, montamos um cronograma com as datas de cada dupla/ trio e também a nossa professora supervisora teve a ideia de montarmos um informativo para ser enviado aos pais explicando o que é o PIBID, o que iremos desenvolver no PIBID e também um texto com uma foto nossa explicando quem somos nós. “[...]acho muito boas essas reuniões, pois nos ajudam a compartilhar ideias e também a nos dar uma direção do que é preciso ser feito”.
Na semana seguinte, as pibidianas fizeram mais pesquisas e leituras para serem acrescentadas ao projeto, arrumaram seus portfólios e também participaram do X Seminário Integrado das Licenciaturas nos dias 27 e 28 de junho. No dia 27, algumas bolsistas participaram de conferências e minicursos. No sábado, dia 28, Aline, Ana, Andressa, Larissa e Janayna apresentaram trabalho como comunicação oral no evento sobre o projeto feito em 2013. Para nós bolsistas de iniciação à docência é muito importante compartilhar os projetos, nossos resultados como também escutar as vivências de outros grupos.
Esperamos, no próximo mês, dar início as atividades do nosso projeto sempre buscando melhorias na educação.

0 comentários:

Postar um comentário