Olá!
Nós somos Gabriela e Thais,
formandas do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Participamos do PIBID desde o começo, em 2011, e estamos aqui para falar um
pouco acerca das nossas experiências nesse projeto.
Acompanhamos a mesma turma desde
2011, da 6ª até a 8ª série. O primeiro momento do projeto, o segundo semestre
de 2011, foi destinado a aplicação de uma proposta de produção de texto e
diagnóstico das principais dificuldades dos estudantes na hora de compor uma
narrativa. Tendo esses pontos destacados, planejamos nossas atividades para o
ano seguinte.
De Março a Junho de 2012
apresentamos aos alunos os contos e as fábulas. Trabalhamos as características
específicas de cada gênero, os tempos verbais predominantes em cada, a existência
do discurso direto, entre outras particularidades dos textos. Em determinados
momentos, como o trabalho com tempos verbais, partimos das produções dos
alunos, sem identificá-las, apontando juntamente com os alunos pontos que
poderiam ser aprimorados.
No segundo semestre de 2012,
desenvolvemos uma sequência didática intitulada “Músicas Narrativas”. O gênero
musical escolhido foi o rock, dessa forma, apresentamos aos alunos uma breve
contextualização do rock no cenário nacional. Entregamos e ouvimos algumas
‘músicas que contam histórias’, buscando identificar os elementos da narrativa:
ambientação, personagens, cronologia etc. Na sequência, escolhemos a música que
seria a base do nosso trabalho: Era um garoto... da banda gaúcha
Engenheiro do Hawaii. Contextualizamos a música que traz elementos como a
Guerra do Vietnã. Feito isso, distribuímos os personagens entre a turma,
organizamos elementos de cenário e figurino e marcamos um dia para a filmagem.
O produto final da nossa sequência foi o vídeo, a música encenada pelos alunos
(disponível em http://www.youtube.com/watch?v=EEonSqJoja0
)
Já em 2013, no primeiro semestre,
apresentamos aos alunos as versões originais, escritas pelos irmãos Grimm, e as
versões Disney de alguns contos. Comparamos as duas escritas, mostramos outras
formas de reconto e trabalhamos a escrita do conto de fadas pelos alunos,
recontando, misturando elementos. No segundo semestre, baseadas no “Apólogo” de
Machado de Assis, focalizamos a construção do personagem, que foi feita em
massinha, e através de pares, como a bola e a trave, e das características
depreendidas acerca do gênero apólogo, os alunos redigiram os seus próprios
textos.
A participação no PIBID também nos trouxe
a possibilidade de participar de diferentes eventos científicos. A fim de
divulgar nossos trabalhos, submetemos produções a vários congressos e obtivemos
vários aceites! Tivemos trabalhos
apresentados e publicados no 18º COLE (Congresso de Leitura do Brasil –
Campinas, 2012), no 1º Colóquio Nacional Diálogos entre Linguagem e Educação e
VII Encontro do NEL (Blumenau, 2012), no 19º InPLA (Intercâmbio de Pesquisa em
Linguística Aplicada – São Paulo, 2013), além dos eventos internos da FURB,
como a MIPE e os Seminários das Licenciaturas e PIBID.
Foram três anos de trabalho intenso,
alguns desencontros e muita parceria! Agradecemos à escola Carlos Maffezzolli
que depositou em nós a confiança para desenvolver o trabalho, à professora
Rose, nossa supervisora, sempre presente e atuante, e à coordenadora do
projeto, professora Otilia, que nos permitiu fazer parte dessa equipe e confiou
no nosso trabalho. Com o fim da graduação nos despedimos do PIBID, mas fica a
certeza de que nos empenhamos e entregamos o nosso melhor! Fica a saudade dos
bons momentos vividos com as crianças... Obrigada por tudo!
PS.:
Eu, Thais, quero parabenizar minha dupla, Gabriela, pela entrada no Mestrado em
Educação da FURB, com seu projeto relacionado aos dados do PIBID. Parabéns, Gabi!
Muito sucesso em sua pesquisa e nessa continuação do Projeto, que é tão bonito!
Mais algumas fotos de todos esses anos de trabalho:
Que coisa mais linda esse relato. Vocês irão fazer falta em nosso PIBID, mas com certeza serão chamadas para formar os novos pibidianos. Muito sucesso na vida acadêmica!
ResponderExcluir