quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

            Olá!
            Nós somos Gabriela e Thais, formandas do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Participamos do PIBID desde o começo, em 2011, e estamos aqui para falar um pouco acerca das nossas experiências nesse projeto.
            Acompanhamos a mesma turma desde 2011, da 6ª até a 8ª série. O primeiro momento do projeto, o segundo semestre de 2011, foi destinado a aplicação de uma proposta de produção de texto e diagnóstico das principais dificuldades dos estudantes na hora de compor uma narrativa. Tendo esses pontos destacados, planejamos nossas atividades para o ano seguinte.
            De Março a Junho de 2012 apresentamos aos alunos os contos e as fábulas. Trabalhamos as características específicas de cada gênero, os tempos verbais predominantes em cada, a existência do discurso direto, entre outras particularidades dos textos. Em determinados momentos, como o trabalho com tempos verbais, partimos das produções dos alunos, sem identificá-las, apontando juntamente com os alunos pontos que poderiam ser aprimorados.
            No segundo semestre de 2012, desenvolvemos uma sequência didática intitulada “Músicas Narrativas”. O gênero musical escolhido foi o rock, dessa forma, apresentamos aos alunos uma breve contextualização do rock no cenário nacional. Entregamos e ouvimos algumas ‘músicas que contam histórias’, buscando identificar os elementos da narrativa: ambientação, personagens, cronologia etc. Na sequência, escolhemos a música que seria a base do nosso trabalho: Era um garoto... da banda gaúcha Engenheiro do Hawaii. Contextualizamos a música que traz elementos como a Guerra do Vietnã. Feito isso, distribuímos os personagens entre a turma, organizamos elementos de cenário e figurino e marcamos um dia para a filmagem. O produto final da nossa sequência foi o vídeo, a música encenada pelos alunos (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=EEonSqJoja0 )
            Já em 2013, no primeiro semestre, apresentamos aos alunos as versões originais, escritas pelos irmãos Grimm, e as versões Disney de alguns contos. Comparamos as duas escritas, mostramos outras formas de reconto e trabalhamos a escrita do conto de fadas pelos alunos, recontando, misturando elementos. No segundo semestre, baseadas no “Apólogo” de Machado de Assis, focalizamos a construção do personagem, que foi feita em massinha, e através de pares, como a bola e a trave, e das características depreendidas acerca do gênero apólogo, os alunos redigiram os seus próprios textos.
            A participação no PIBID também nos trouxe a possibilidade de participar de diferentes eventos científicos. A fim de divulgar nossos trabalhos, submetemos produções a vários congressos e obtivemos vários aceites!  Tivemos trabalhos apresentados e publicados no 18º COLE (Congresso de Leitura do Brasil – Campinas, 2012), no 1º Colóquio Nacional Diálogos entre Linguagem e Educação e VII Encontro do NEL (Blumenau, 2012), no 19º InPLA (Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada – São Paulo, 2013), além dos eventos internos da FURB, como a MIPE e os Seminários das Licenciaturas e PIBID.
            Foram três anos de trabalho intenso, alguns desencontros e muita parceria! Agradecemos à escola Carlos Maffezzolli que depositou em nós a confiança para desenvolver o trabalho, à professora Rose, nossa supervisora, sempre presente e atuante, e à coordenadora do projeto, professora Otilia, que nos permitiu fazer parte dessa equipe e confiou no nosso trabalho. Com o fim da graduação nos despedimos do PIBID, mas fica a certeza de que nos empenhamos e entregamos o nosso melhor! Fica a saudade dos bons momentos vividos com as crianças... Obrigada por tudo!


PS.: Eu, Thais, quero parabenizar minha dupla, Gabriela, pela entrada no Mestrado em Educação da FURB, com seu projeto relacionado aos dados do PIBID. Parabéns, Gabi! Muito sucesso em sua pesquisa e nessa continuação do Projeto, que é tão bonito!









Mais algumas fotos de todos esses anos de trabalho:








Um comentário:

  1. Que coisa mais linda esse relato. Vocês irão fazer falta em nosso PIBID, mas com certeza serão chamadas para formar os novos pibidianos. Muito sucesso na vida acadêmica!

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